segunda-feira, 16 de agosto de 2010

Cirurgia plástica em jovens

Quando se pensa em procedimentos estéticos, se pensa em rejuvenescimento. No entanto, cada vez mais os jovens têm procurado nas cirurgias plásticas soluções para problemas como baixa autoestima e dificuldades na vida social. O cirurgião André Colaneri destaca a necessidade de o médico estar atento ao desenvolvimento tanto físico quanto psicológico do paciente.
As crianças, segundo Colaneri, estão se desenvolvendo mais rápido, o que facilita a realização de cirurgias em idades menos avançadas. "Hoje, uma menina de 14 anos já está formada. Elas estão menstruando com nove, dez anos e na adolescência já têm o corpo da mãe. Então, as que chegam aqui e têm uma formação adulta estão aptas a procedimentos cirúrgicos", explica. Mas psicólogos alertam que, ao optar por métodos extremos, o jovem pode estar, de fato, fugindo de um problema real.




A atriz Cristiana Peres, que vive a personagem Cristiana Araújo em "Malhação ID", revela que muitas vezes se sentiu insatisfeita com o corpo, mas nunca optou por métodos drásticos. "Já quis mudar várias partes do meu corpo, mas sempre busquei formas alternativas para reparar o que me incomodava, como comer coisas mais saudáveis. E procurei entender o porquê daquela insatisfação. Acho que, quando você se incomoda com alguma coisa é preciso trabalhar essa percepção. A cirurgia é um método extremo. Não sou contra, mas entendo que o meu corpo está se transformando e ainda vai se transformar muito", acredita.

Para ela, o crescimento da procura por cirurgias plásticas é causado pela busca do imediato. "As pessoas querem o que é mais fácil. A opção pela cirurgia é como uma edição: em vez de você tentar de novo, gravar de novo, ir pelo caminho que talvez seja mais difícil e longo, você opta pela edição. Você corta um pedaço do seu corpo que está incomodando, mas o porquê daquele incômodo você não vai descobrir qual é. A verdade é que todo mundo está buscando o seu lugar ao sol e, em qualquer situação, o segredo vai estar em você se conhecer melhor", sentencia.

Para o ator Erich Pelitz, companheiro de Cristiana na novela teen da Globo, a cirurgia só deve ser feita em casos extremos. "Cada um tem que se aceitar do jeito que é. Em casos extremos, tudo bem, mas quando é só um nariz, uma gordurinha aqui, coisas bobas, não há por que mudar", opina. Chamado pelas fãs e pela mídia de "Zac Efron brasileiro", ele emenda que nunca foi cem por cento feliz com a própria aparência. "Não sou o cara mais lindo do mundo, mas também não tem alguma coisa que eu olhe e fale ‘nossa, preciso mudar isso'. Nunca pensei em entrar na faca".

A atriz Maytê Piragibe faz coro com Erich. Para ela, a cirurgia só deve ser opção no caso de uma correção e não somente em nome da estética. "Existem mulheres, por exemplo, que têm o peito muito grande e isso acaba prejudicando a coluna, aí tudo bem. Mas quando é só uma questão estética, acho que não deve ser feito. Mas essa é cada vez mais uma tendência, até porque existe uma pressão pela perfeição. Todo mundo quer ser a Gisele Bündchen", diz.

Retirado do site:http://msn.bolsademulher.com/corpo/cirurgia-plastica-em-jovens-101689.html

Um comentário: