quinta-feira, 30 de julho de 2009

Alimentação


O segredo da boa alimentação (e do peso certo correspondente) não está nas dietas milagrosas, mas sim na reeducação alimentar. Isso, todo mundo sabe - embora nem todo mundo cumpra.

O que pouca gente percebe é que, dependendo da rotina e das necessidades de cada um, as dietas devem ser diferentes: um atleta que treina quatro horas por dia, por exemplo, deve comer muito mais do que um operador de telemarketing, assim como os homens podem comer, em geral, mais do que as mulheres, e assim por diante. É por isso, justamente, que as pessoas devem consultar um nutricionista antes de começar uma dieta.

Dieta para pessoas que trabalham fora de casa:

Para quem trabalha fora de casa, o maior problema é a agenda apertada - e muitas vezes imprevisível. Além disso, existe a dificuldade de encontrar tempo e energia para a atividade física.

Neste caso, a nutricionista Claudia María Carvajal indica a ingestão de frutas e de pequenos pedaços de queijo entre as refeições, para nutrir e controlar a fome. Outra dica é saber escolher o que comer durante as refeições:


  • Jamais dispensar saladas e verduras, mas tendo o cuidado para escolher molhos leves, e não cheios de maionese, por exemplo.

  • Preferir carnes magras, como o frango, e grelhadas, para fugir do excesso de gordura.

  • Não exagerar nos carboidratos: o correto é escolher apenas um, isto é, "ou se come massa, ou se come arroz, ou se come pão", explica a nutricionista.

  • Consumir muitos derivados do leite (de preferência, desnatados), para combater a osteoporose e manter uma boa quantidade de cálico no organismo.

  • Não comer muito à noite.
  • 4 comentários: